Dicas de SEO que melhorarão seus rankings no google hostcluster post4 900x550

Dicas de SEO que melhorarão seus rankings no google

Melhorar o posicionamento do site (SEO) é uma tarefa complicada para muitas empresas. Para outras, no entanto, é algo que acontece naturalmente. Qual a diferença entre a empresa que é a primeira a aparecer nas buscas do Google e as demais? Aprenderemos sobre o que é SEO e como utilizá-lo para seu benefício. Além disso, demonstraremos que a qualidade do conteúdo é um dos principais motivos para o bom ranqueamento. Verifique, agora, as principais dicas de como melhorar o posicionamento do seu site no Google ou outros buscadores..

Dicas de SEO que melhorarão seus rankings no google hostcluster post

1.  Compreenda o que é SEO

SEO (Search Engine Optimization) pode ser compreendido como um conjunto de técnicas para otimização do seu site para os buscadores — isto é, são técnicas para melhorar a forma com que os sistemas de busca, como Google, Bing e Yahoo, percebem seu site. O ideal é que ele apareça o mais próximo possível da primeira página e primeira colocação no ranqueamento do buscador.

No Google, é possível ser encontrado de duas formas: organicamente e com publicidade paga. No primeiro caso, o seu site será encontrado naturalmente pela sua relevância, qualidade, formatação e outros fatores que ainda serão mencionados.

Já no segundo, sua empresa pagará para que o anúncio ocupe o espaço de “Links Patrocinados”, que fica acima da primeira ocorrência encontrada organicamente.

Uma vez que a forma orgânica do Google não implica em nenhum custo direto para as empresas, é importante nos aprofundarmos um pouco mais na importância do SEO.

2.  Entenda como o SEO influencia o posicionamento do site

As técnicas de SEO podem aumentar o tráfego orgânico do seu site, atraindo um tipo de visitante qualificado — é o visitante que estava procurando alguma informação que sua página possui. Assim, em vez de sua empresa procurar pelos usuários, a pesquisa orgânica permite que ela seja encontrada por eles a partir de conteúdo relevante na pesquisa.

Porém, para que uma página tenha sucesso é importante planejar desde a disposição dos menus até a formatação dos artigos.

Algumas técnicas SEO importantes são:

  • o site ser rápido e responsivo (pensado tanto para smartphone e tablets quanto computadores de tela grande);
  • p conteúdo conter formatação suficiente para auxiliar os buscadores a entender o que é mais importante e relevante (utilizando intertítulos h1, h2 e h3);
  • descrever as imagens do site e mostrar qual é o texto alternativo a ela;
  • desenvolver conteúdo com qualidade e relevância para seu público-alvo.

Mas lembre-se que não é suficiente fazer apenas o que uma cartilha de SEO reza — é de suma importância elaborar conteúdo de qualidade para seu público-alvo. Antes disso, porém, é fundamental conhecer quem ele é.

3.  Elabore uma persona real

Em vez de tentar pensar quem é seu público-alvo, é muito mais útil fazer uma pesquisa real sobre quem são seus clientes de verdade e quais seus interesses. A partir disso, podemos chegar a um perfil semificcional que representa seu cliente ideal, que denominamos persona ou buyer persona.

A elaboração da persona é fundamental, visto que a partir dela você terá melhores condições de entender quais são as principais dificuldades, desejos e vontades do seu público, para, então, produzir conteúdo de qualidade especificamente para ele.

4.  Produza conteúdo de qualidade

Conteúdo de qualidade pode ser entendido como aquele que auxiliará seu público no momento em que ele mais precisa. Depois de estudar e criar sua persona, você estará apto para entender quais são suas necessidades e saberá quais temas deverá abordar.

Caso precise de ajuda, você pode utilizar um planejador de palavras-chave para que você compreenda o que seus clientes estão procurando e como estão fazendo isso.

Ao fazer um conteúdo que seja de qualidade, lembre-se que ainda que o tamanho do conteúdo não seja determinante, é importante dar o máximo de informações úteis para que sua persona se sinta realmente auxiliada e dê valor ao que foi produzido.

Produzir conteúdo de qualidade é um dos pontos fundamentais para melhorar o posicionamento do site no Google. Aliado às técnicas de SEO, a posição de seu site no ranking melhorará gradualmente.